sábado, 13 de fevereiro de 2016

CORDEL - A ZIKA E OUTRAS VIROSES DO AEDES

FILME SOBRE DISLEXIA



Filme "Como estrelas na Terra, toda criança é especial"

Ficha técnica: (Taare Zameen Par), Drama, Índia, 2007, 140min.; COR. Direção: Aamir Khan e Amole Gupte.


O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. 

Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria. 

Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CONTOS AFRICANOS PARA BAIXAR


"O homem já nasce praticamente contando histórias. está inserido numa história que o antecede e com certeza irá sucede-lo" [Celso Sisto]

Para fazer download, clique aqui:https://goo.gl/be9XcI
https://www.facebook.com/ColunasTortas/

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ROTINAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL











Rotina retirada da página do facebook: www.facebook.com/educaretransformar

DICAS PARA A SEMANA DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


"Para conhecermos de fato os pequenos podemos organizar espaços e materiais provocativos, de maneira a permitir liberdade de escolha e interação. A dinâmica de dar autonomia de escolha para as crianças favorece a brincadeira, o olhar observador do professor e revela as características e direcionamentos para os futuros planejamentos.

Algumas inspirações:
  • Planejar o momento de entrada de pais, responsáveis e crianças na instituição com um tempo para conviverem e desfrutarem juntos de um espaço propositor.
  • Planejar diferentes formas de organização das salas por uma semana, com propostas de materiais diversos. Receber os pequenos dessa forma vai surpreendê-los, provocá-los e interessá-los na instituição. Pode-se repetir esse processo por duas ou mais semanas, conforme o interesse:
  1. Um dia para brinquedos separados em cantos: blocos e jogos de montar; carrinhos e caixas para garagens; bonecas e caixas/bacias para bercinhos e banheiras; brinquedos sonoros; livrinhos, etc.
  2. Outro dia, cantos com caixas, caixotes e sucatas diversas: tubos, caixas plásticas transparentes, pedrinhas, galhos, jornais. Sabemos que materiais não estruturados despertam criatividade e narrativas diferenciadas. Brincar com materiais que não trazem uma 'mensagem pronta' promove nas crianças um trabalho interno de elaboração.
  3. No terceiro dia, objetos pendurados: montar cabanas com tecidos; pendurar móbiles e alguns brinquedos em molas, barbantes e elásticos; pendurar plásticos, papel celofane colorido e outros materiais transparentes (objetos sonoros, pequenas garrafas pet com água e elementos coloridos).
  4. Outro dia para livros, revistas, almofadas e colchonetes: tendas separando diversos ambientes acolhedores para a leitura também compõe a proposta. Neste caso é bom pensar em materiais alternativos para as crianças que ainda não se interessam pelos livros.
  5. Finalmente, no último dia dessa série, organizar papeis para desenhar em diversos planos. Colocar grandes folhas de papel nas paredes e no chão, criar cantos para desenhar em papel sulfite - alguns papeis coloridos podem inspirar! Se houver lousa, disponibilizar giz."


Texto retirado da Revista Direcional Educador/Jan. 2016. "Adaptação: Um tempo de conquistas", por Angela Rizzi, Joyce M. Rosset e Maria Helena Webster.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

DINÂMICA CANTADA

Hoje realizei essa dinâmica com as professoras na volta ao trabalho para animar um pouco a reunião.
As professoras foram divididas em 8 grupos, a cada pergunta feita elas deveriam responder cantando a música que estava no papel que elas receberam.


1 - Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?

Resp: Os sonhos mais lindos, sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui...

2 - Ao encontrar alunos com dificuldades, o que pensei?

Resp: Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.

3 - Quando um aluno me magoou, o que pensei?


Resp: Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.

4 - Mas quando começo minha aula, qual a sensação?

Resp: Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo.

5 - Quando os alunos estão desanimados, pelo problemas do dia a dia, o que digo?

Resp: Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte, canta alto que a vida vai melhorar.

6 - Como reajo às inovações?

Resp: Tudo o que se vê não é, igual ao que a gente viu ao um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adiante fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta
 vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar...

7 - Ser professor é?

Resp: Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita.

8 - E quando quero descobrir se estou no caminho certo...

Resp: Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você meu PAI. Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.


*Dinâmica retirada da internet





Cadernos encapados com tecido

Esses cadernos eu fiz para as minhas professoras, com muito carinho. Montei também um kit com alguns materiais disponíveis na escola. Um excelente ano para todas nós professoras dedicadas!