quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

DICAS PARA A SEMANA DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


"Para conhecermos de fato os pequenos podemos organizar espaços e materiais provocativos, de maneira a permitir liberdade de escolha e interação. A dinâmica de dar autonomia de escolha para as crianças favorece a brincadeira, o olhar observador do professor e revela as características e direcionamentos para os futuros planejamentos.

Algumas inspirações:
  • Planejar o momento de entrada de pais, responsáveis e crianças na instituição com um tempo para conviverem e desfrutarem juntos de um espaço propositor.
  • Planejar diferentes formas de organização das salas por uma semana, com propostas de materiais diversos. Receber os pequenos dessa forma vai surpreendê-los, provocá-los e interessá-los na instituição. Pode-se repetir esse processo por duas ou mais semanas, conforme o interesse:
  1. Um dia para brinquedos separados em cantos: blocos e jogos de montar; carrinhos e caixas para garagens; bonecas e caixas/bacias para bercinhos e banheiras; brinquedos sonoros; livrinhos, etc.
  2. Outro dia, cantos com caixas, caixotes e sucatas diversas: tubos, caixas plásticas transparentes, pedrinhas, galhos, jornais. Sabemos que materiais não estruturados despertam criatividade e narrativas diferenciadas. Brincar com materiais que não trazem uma 'mensagem pronta' promove nas crianças um trabalho interno de elaboração.
  3. No terceiro dia, objetos pendurados: montar cabanas com tecidos; pendurar móbiles e alguns brinquedos em molas, barbantes e elásticos; pendurar plásticos, papel celofane colorido e outros materiais transparentes (objetos sonoros, pequenas garrafas pet com água e elementos coloridos).
  4. Outro dia para livros, revistas, almofadas e colchonetes: tendas separando diversos ambientes acolhedores para a leitura também compõe a proposta. Neste caso é bom pensar em materiais alternativos para as crianças que ainda não se interessam pelos livros.
  5. Finalmente, no último dia dessa série, organizar papeis para desenhar em diversos planos. Colocar grandes folhas de papel nas paredes e no chão, criar cantos para desenhar em papel sulfite - alguns papeis coloridos podem inspirar! Se houver lousa, disponibilizar giz."


Texto retirado da Revista Direcional Educador/Jan. 2016. "Adaptação: Um tempo de conquistas", por Angela Rizzi, Joyce M. Rosset e Maria Helena Webster.




Nenhum comentário:

Postar um comentário