"Para conhecermos de fato os pequenos podemos organizar espaços e materiais provocativos, de maneira a permitir liberdade de escolha e interação. A dinâmica de dar autonomia de escolha para as crianças favorece a brincadeira, o olhar observador do professor e revela as características e direcionamentos para os futuros planejamentos.
Algumas inspirações:
- Planejar o momento de entrada de pais, responsáveis e crianças na instituição com um tempo para conviverem e desfrutarem juntos de um espaço propositor.
- Planejar diferentes formas de organização das salas por uma semana, com propostas de materiais diversos. Receber os pequenos dessa forma vai surpreendê-los, provocá-los e interessá-los na instituição. Pode-se repetir esse processo por duas ou mais semanas, conforme o interesse:
- Um dia para brinquedos separados em cantos: blocos e jogos de montar; carrinhos e caixas para garagens; bonecas e caixas/bacias para bercinhos e banheiras; brinquedos sonoros; livrinhos, etc.
- Outro dia, cantos com caixas, caixotes e sucatas diversas: tubos, caixas plásticas transparentes, pedrinhas, galhos, jornais. Sabemos que materiais não estruturados despertam criatividade e narrativas diferenciadas. Brincar com materiais que não trazem uma 'mensagem pronta' promove nas crianças um trabalho interno de elaboração.
- No terceiro dia, objetos pendurados: montar cabanas com tecidos; pendurar móbiles e alguns brinquedos em molas, barbantes e elásticos; pendurar plásticos, papel celofane colorido e outros materiais transparentes (objetos sonoros, pequenas garrafas pet com água e elementos coloridos).
- Outro dia para livros, revistas, almofadas e colchonetes: tendas separando diversos ambientes acolhedores para a leitura também compõe a proposta. Neste caso é bom pensar em materiais alternativos para as crianças que ainda não se interessam pelos livros.
- Finalmente, no último dia dessa série, organizar papeis para desenhar em diversos planos. Colocar grandes folhas de papel nas paredes e no chão, criar cantos para desenhar em papel sulfite - alguns papeis coloridos podem inspirar! Se houver lousa, disponibilizar giz."
Texto retirado da Revista Direcional Educador/Jan. 2016. "Adaptação: Um tempo de conquistas", por Angela Rizzi, Joyce M. Rosset e Maria Helena Webster.
Nenhum comentário:
Postar um comentário